um blog dedicado à melhor década de sempre - os 80s



história: acidente nuclear de Chernobyl


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




1986 foi um ano negro em tragédias. Primeiro deu-se o desastre do Space Shuttle Challenger em Janeiro, e faz hoje 20 anos que na madrugada de 26 de Abril aconteceu o maior desastre da história nuclear, com a explosão do reactor 4 da estação nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, então parte da URSS. A explosão produziu uma enorme nuvem de radioactividade que atingiu a União Soviética, Europa Ocidental, Escandinávia e Reino Unido.

Foram afectadas e contaminadas muitas regiões da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia, o que levou a uma operação sem precedentes de evacuação de aproximadamente 200 mil pessoas. Foram também muitas as pessoas afectadas e contaminadas pela radioactividade libertada pelo acidente nuclear. Ainda nos dias de hoje existem pessoas que sofrem, directa ou indirectamente, e nomeadamente crianças :(, com os efeitos da radioactividade libertada para a atmosfera naquela madrugada.

O acidente:
Sábado, 26 de abril de 1986, às 1:23:58 a.m. hora local, o quarto reator da estação nuclear de Chernobyl - conhecido como Chernobyl-4 - sofreu uma catastrófica explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento nuclear.

As causas:

Há duas teorias oficiais, mas contraditórias, sobre a causa do acidente. A primeira foi publicada em Agosto de 1986, atribuindo a culpa, exclusivamente, aos operadores da estação nuclear. A segunda teoria foi publicada em 1991 e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle. Ambos grupos foram fortemente apoiados por diferentes grupos, inclusive os projetistas dos reatores, pessoal da estação nuclear de Chernobyl, e o governo. Alguns especialistas independentes agora acreditam que nenhuma teoria estava completamente certa.

Outro importante factor que contribuiu com o acidente foi o facto que os operadores não estavam informados sobre certos problemas do reator. De acordo com um deles, Anatoli Dyatlov, o projetista sabia que o reactor era perigoso em algumas condições, mas intencionalmente omitiu esta informação. A contribuição disso foi que a gerência da instalação era grandemente composta de pessoal não qualificado em RBMK: o diretor, V.P. Bryukhanov, tinha experiência e treinamento em estação nuclear termo-elétrica a carvão. Seu engenheiro chefe, Nikolai Fomin, também veio de uma estação nuclear convencional. O próprio Anatoli Dyatlov, ex-engenheiro chefe dos Reatores 3 and 4, somente tinha "alguma experiência com pequenos reatores nucleares ".

baseado de Wikipedia
Lembro-me de ver uma vez num canal de documentários por cabo um documentário sobre os 60 segundos antes do acidente nuclear. É um documentário muito interessante, mas não me lembro no nome :( Mas hoje às 21.00h o canal Discovery emite um documentário sobre o acidente de Chernobyl.

Há muito por dizer sobre este acidente. Para saber mais:
Site oficial do desastre de Chernobyl
Desastre de Chernobyl em Wikipedia (inglês)
Desastre de Chernobyl em Wikipedia (português)


9 Responses to “história: acidente nuclear de Chernobyl”

  1. Anonymous Anónimo 

    Eu lembro-me de ver um documentário muito interessante sobre os efeitos da radiotividade chernobyl nas crianças. Vi há uns anos no "Toda Verdade" na SIC. É provavel que a SIC notícias passe hoje...

  2. Anonymous Anónimo 

    Muito interessante esse blogger, apesar de eu não ter vivido a dec. de 80, mas nasci nela :D

  3. Blogger Wellen 

    :: lucky
    obg pela sugestão das fotos, e partilho a tua opinião. há várias teorias sobre o acidente, mas aquela mais discutida é sobre o teste de (suposta) segurança que estavam a realizar ao reactor, feito sem segurança (lá está) por causa de fins políticos. o desastre foi o início do fim do império URSS. custa-me pensar que estão ainda crianças a pagar pela ganância de homens há 20 anos...

  4. Anonymous Anónimo 

    Acerca do Nuclear:
    Eu partilho da mesma opinião que o Miguel Sousa Tavares referiu esta ultima 3ªfeira, no Jornal Nacional -A Energia Nuclear não é solução, já que para livrar dos residuos nucleares as soluções são temporárias. Não há forma nenhuma de eliminar os residuos nucleares!!!

  5. Anonymous Anónimo 

    Sr. Miguel Sousa está coberto de razão...

  6. Anonymous Anónimo 

    alguem gravou esse documentário eu preciso

  7. Anonymous Anónimo 

    entre em contato comigo
    lucidiog@pop.com.br
    obrigado!!!!

  8. Anonymous Anónimo 

    eu preciso desse documentário
    entre em contato comigo
    lucidiog@pop.com.br

  9. Anonymous Anónimo 

    Nasci no ano em q essa tragédia aconteceu, mas penso que muitos governos deveriam ler mais sobre isso e repensar a idéia de continuar a usar energia nuclear, eles não tem idéia do do perigo q isso pode causar, e sejamos sinceros, ninguem está hábil á lidar com algo tão devastador, estão indo de encontro á disseminação da humanidade.Obrigado por darem este espaço para deixarmos aqui, nossa opinião, pena que muitos não acesso á isso, tambem acho que uma Organização deveria ser criada, "ANTI ENERGIA NUCLEAR". Paz e Saúde a todos.

Leave a Reply

[sobre o saudosista]

[sobre este blog]

[envie sugestões]

  • wellenbereich@gmail.com

[livro de visitas]


[o comentário!]


[o podcast!]

  • Add to ClickCaster

[outras saudades]

[arquivo]

[ligações]


Wellenbereich Muzik Manifesto


Directory of Music Blogs


Estou no Blog.com.pt
Divulgue o seu blog!


Blogarama

ATOM 0.3

links ao 80s - a melhor década

a matar saudades

saudosistas
eXTReMe Tracker



© todos os direitos reservados